No dia 19 de junho, a presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFOAB, Silvia Souza, teve uma audiência com Margaret Satterthwaite, relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do encontro foi discutir a liberdade de juízes e advogados no Brasil, além de relatar casos de violações às prerrogativas e episódios de violência que afetam a atuação profissional desses profissionais.
Abordagem sobre o papel da advocacia e a defesa dos direitos humanos
Um dos temas abordados na audiência foi o papel da advocacia como elemento fundamental do Estado Democrático de Direito. Além disso, também foi discutida a condição dos advogados e advogadas como defensores naturais dos direitos humanos e dos interesses de todos os cidadãos. Essas pautas são de extrema importância para garantir a justiça e a proteção dos direitos fundamentais da sociedade.
Além da presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFOAB e da relatora especial da ONU, estiveram presentes na reunião a consultora jurídica externa Aloysia Sonnet, a secretária-geral da Comissão de Direito Internacional da OAB-RJ, Maria Fernanda Cunha, e os integrantes da Comissão Thuany Vargas, Anna Paula Lopes e Thalles Souza. Também participaram representantes da Comissão de Prerrogativas da OAB-RJ, como a vice-presidente Isabela Blanco, o presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra Advogados da OAB-RJ, Paulo Castro, e a vice-presidente Fernanda Pereira.