No último número da revista Justiçã & Cidadania, a secretária-geral da OAB Nacional, Rose Morais, juntamente com a secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro, apresenta o artigo intitulado A ascensão feminina na advocacia brasileira: desafios e conquistas. Esta publicação, em homenagem ao mês da mulher, aborda os progressos da presença feminina na advocacia, assim como os obstáculos que ainda precisam ser transpostos para se alcançar igualdade no âmbito jurídico.
Conquistas e Compromissos da OAB
Segundo as autoras, as mulheres já ocupam a maioria na profissão de advogadas e têm alcançado posições de liderança dentro da OAB, refletindo os avanços em direção à paridade de gênero. A nova gestão da OAB Nacional continua empenhada em proporcionar respeito, igualdade e oportunidades às mulheres advogadas, que já representam a maior parte na profissão. A valorização do papel feminino deve ser fortalecida por meio de ações concretas, como o combate efetivo ao assédio e à discriminação, a adoção de um protocolo de julgamento com perspectiva de gênero e a criação de mais iniciativas para fomentar o crescimento profissional e a liderança feminina na advocacia, reiteram as autoras.
Ações em Prol da Equidade de Gênero
O artigo também salienta as iniciativas da OAB visando promover a equidade de gênero, como a implementação da paridade nos cargos de direção, a criação de políticas de valorização da advocacia feminina e o fortalecimento das ações contra o assédio e a discriminação.
Leia o texto na íntegra.