Com o aumento dos casos de ansiedade, depressão e síndrome de burnout, a saúde mental no ambiente de trabalho se tornou uma prioridade para as empresas. Segundo a OMS, a perda global de produtividade devido a problemas de saúde mental dos trabalhadores chega a 1 trilhão de dólares por ano. No Brasil, estamos entre os primeiros colocados no ranking mundial de afastamentos por problemas psicológicos.
A Lei de Certificação para Empresas que Promovem a Saúde Mental
Para enfrentar esse desafio, foi criada a Lei de Certificação para Empresas que Promovem a Saúde Mental, aprovada em março de 2024. Essa certificação, que será regulamentada em até seis meses pelos ministérios, visa reconhecer as empresas que se destacam na promoção de um ambiente de trabalho saudável e na implementação de políticas de cuidado com a saúde mental dos colaboradores.
Embora a certificação não seja obrigatória, ela traz uma série de benefícios competitivos para as empresas. Organizações certificadas se posicionam como líderes em Employer Branding, valorizando seus esforços para oferecer um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Além disso, ao conquistar esse selo, sua empresa estará à frente no mercado, com maior retenção de talentos, redução do absenteísmo e do presenteísmo e, claro, um aumento na produtividade.