Francisco Arquilau de Paula, proprietário da inscrição 01-B na Seccional da OAB de Rondônia, foi homenageado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sexta-feira, dia 27 de setembro. A cerimônia, realizada na sede da OAB/RO, teve como destaque a entrega da Medalha Luiz Gama, concedida a personalidades que lutam pela igualdade racial, liberdade e democracia. O veterano da advocacia em Rondônia é reconhecido por sua luta em favor do pleno funcionamento do Poder Judiciário em sua terra natal e por uma Justiça mais igualitária.
Entrega da Comenda
A homenagem foi realizada pelos filhos de Francisco, Franciele de Paula e Breno Dias de Paula, que é o representante institucional do IAB em Rondônia. O secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena, ficou responsável por saudar o primeiro advogado de Rondônia, destacando a importância da contribuição de Francisco de Paula para o Direito no Brasil.
Homenagem e Reflexões
Folena também ressaltou que a medalha, criada por Oscar Niemeyer, celebra o trabalho do advogado na Casa de Montezuma. Ele brincou sobre a proximidade do 27º aniversário de associação de Francisco ao IAB, mencionando que em três anos ele deve receber a Medalha Levi Carneiro, que é concedida a associados com mais de trinta anos de contribuição ao IAB.
Emocionado, Francisco de Paula iniciou seu discurso ressaltando que “a gratidão é a poesia do caráter” e recordou do advogado Hermann Assis Baeta, que o recomendou para o IAB. Ele expressou que Baeta foi fundamental para seu reconhecimento em um Instituto que antes era predominantemente formado por juristas do Rio e São Paulo, e que agora representa advogados de todo o Brasil.
Além disso, Francisco destacou a relevância de Luiz Gama, que, mesmo sem um diploma em Direito, se dedicou à advocacia e à defesa dos direitos dos escravizados. “Ele exerceu a verdadeira advocacia porque lutava pela liberdade”, declarou Francisco de Paula.
Com mais de 40 anos de luta pela criação de um Tribunal de Justiça em Rondônia, Francisco expressou sua honra ao receber uma comenda em homenagem a uma figura tão significativa do mundo jurídico, destacando a responsabilidade que sente em continuar defendendo a liberdade.