Novos dirigentes assumem STJ em cerimônia especial em agosto

No dia 23 de abril, Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão foram eleitos para assumir a condução do tribunal durante o biênio de 2024-2026, substituindo a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes, que atualmente ocupam os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.

Cerimônia de Posse

A cerimônia de posse dos novos dirigentes poderá ser acompanhada através do canal do STJ no YouTube.

Quem são os Novos Dirigentes

Herman Benjamin é um jurista conhecido por sua atuação nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor. Natural da Paraíba, ele se formou em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e obteve seu mestrado em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira jurídica de 24 anos, ele atuou em várias frentes no Ministério Público de São Paulo. Além disso, Benjamin foi conferencista, autor de diferentes livros, ensaios e artigos jurídicos, e também lecionou em diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior.

Luis Felipe Salomão, por sua vez, é o atual corregedor nacional de Justiça e membro da Corte Especial do STJ. Com 15 anos de atuação no tribunal, ele possui relevante participação na formação da jurisprudência, especialmente nos casos relacionados ao direito privado, sendo relator de diversos precedentes que marcaram o cenário jurídico recentemente. Salomão também presidiu comissões de juristas responsáveis pela elaboração de legislações importantes no Brasil, como a ampliação da arbitragem e a criação da mediação (Leis 13.129/2015 e 13.140/2015), além de ter liderado a comissão que elaborou o anteprojeto de reforma do Código Civil, apresentado em abril deste ano no plenário do Senado.

DEIXE UM COMENTÁRIO