OAB SP promove evento inaugural sobre memória e resistência negra

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realiza, pela primeira vez, a Semana de Memória e Resistência Negra da Ordem paulista. De 19 a 24 de maio, a sede da instituição abrigará a exposição “Ecos do Silêncio”, que exibirá objetos e documentos históricos, bem como peças autênticas de suplício e tortura utilizadas durante a escravidão. Esta é uma iniciativa da Comissão de Igualdade Racial e da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB SP.

Uma Nova Fase na OAB SP

A presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Rosana Rufino, ressalta: Esta semana inaugura um novo ciclo na OAB SP: o de uma instituição que não teme olhar para o passado, mas que o faz como parte de seu compromisso com o futuro, com a justiça social e com a equidade racial.” A exposição incluirá peças legítimas que pertencem ao acervo da doutora e advogada Mabel de Souza, que também fará uma palestra no dia 24 (consulte a programação abaixo).

Compromisso com os Direitos Humanos

A ação da OAB SP reforça o compromisso da entidade com os direitos humanos, a equidade racial e o combate às discriminações tanto dentro como fora do sistema judiciário. A história da escravidão e do racismo não será esquecida e a advocacia está comprometida com a construção de um país mais justo, plural e igualitário, compreendendo as lutas, as dores e a resistência dos nossos antepassados, enfatiza a presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB SP, Cristiane Natachi.

No dia 24 de maio (sábado), ao final da semana, ocorrerá a 3ª Caminhada Educativa - Chão dos Nossos Ancestrais, que atravessará o bairro da Liberdade, um área rica em história marcada pela dor e pela resistência negra. Com essa iniciativa, a OAB SP busca contribuir para a educação antirracista entre advogados, estudantes de Direito e o público em geral. Ao pisarmos o chão da Liberdade, honramos os passos daqueles e daquelas que resistiram ao silenciamento e construíram a história com dignidade, mesmo sob opressão, afirma Rufino.

A Semana de Memória e Resistência Negra da OAB SP traz à tona um momento histórico do Brasil: a abolição da escravidão, que contou com o papel essencial dos advogados e advogadas, mas também foi marcada pela falta de medidas para assegurar direitos fundamentais à população negra, como acesso a emprego e moradia. “A advocacia contemporânea tem ajudado a fortalecer políticas públicas e ações afirmativas. A defesa da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, o combate à violência racial e o enfrentamento do racismo institucional têm relevante participação dos profissionais da área”, conclui Natachi.

Serviço

1ª Semana de Memória e Resistência Negra da OAB SP

Exposição ‘Ecos do Silêncio’

Data: de 19 a 24 de maio

Abertura: às 12h, com apresentação do coral “Cantos do Lado de Lá”

24 de maio (sábado)

Encerramento: das 9h às 12h, com palestra e lançamento do livro da Dra. Mabel da Costa

3ª Caminhada Educativa - Chão dos Nossos Ancestrais, até o bairro da Liberdade (após a palestra)

Local: sede da OAB SP - Rua Maria Paula, 35 – Centro

DEIXE UM COMENTÁRIO