A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) continuará atuando de maneira constante e incansável em defesa das prerrogativas, utilizando os recursos institucionais disponíveis e se mantendo vigilante contra o desrespeito e a afronta ao Poder Judiciário. Essa afirmação foi feita pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, durante a posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin.
A parceria entre a OAB e o STJ
No discurso, Simonetti reconheceu os progressos do Sistema de Justiça, mas ressaltou que a OAB não pode se calar diante de violações. A advocacia e a OAB continuarão guiando sua relação com o STJ pelo respeito mútuo e pela busca da convergência, especialmente nos momentos de turbulência, afirmou. Ele destacou a importância da atuação do ministro Luis Felipe Salomão como corregedor nacional de Justiça.
O presidente da OAB reiterou o compromisso de construir consensos e garantir que as prerrogativas da advocacia sejam consideradas em todas as ocasiões, como o direito à sustentação oral e a questão dos honorários advocatícios.
Simonetti mencionou também o novo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, enaltecendo a conexão entre eles como amazonenses e expressando sua confiança de que o ministro desempenhará sua função com dedicação e eficiência.