A Polícia Federal conduziu, na quarta-feira (4), a etapa dois da Operação Illegal Mining, com o objetivo de desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro relacionado ao garimpo irregular no território indígena Yanomami, localizado no estado de Roraima.
Mandados e Medidas Cautelares
Cinco mandados de busca e apreensão foram executados, além de serem impostas medidas cautelares que incluem o sequestro de bens e valores, com foco nas cidades de Boa Vista (RR) e Manacapuru (AM), abarcando os estados de Roraima e Amazonas.
As investigações indicaram movimentações financeiras que superam R$ 39 milhões, um montante que se considera incompatível com as atividades econômicas que os investigados declararam ou com as atividades das empresas de mineração e comercialização de ouro que participam do esquema.
Outras Ações na Terra Yanomami
Em uma operação adicional na terra Yanomami, realizada no dia 14 de maio, o Comando Conjunto das Forças Armadas efetivou a desmobilização de um garimpo irregular na mesma região. Esta ação foi realizada pelas Forças Armadas e visou, de maneira repressiva, a desativação de garimpos e a destruição de equipamentos utilizados na prática ilegal, particularmente na área conhecida como “João Doido”, ao norte de Roraima.