TST divulga selecionados para prestigiosa Ordem do Mérito Trabalhista

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) anunciou a lista de indicados para a solenidade anual da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Criada em 11 de novembro de 1970, a Ordem tem como objetivo reconhecer personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado em suas profissões e se tornado exemplos para a sociedade. Além disso, a Ordem também homenageia aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do país, tanto internamente quanto no exterior, nos campos da Justiça do Trabalho, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da advocacia.

Indicações e critérios

A indicação para a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é feita exclusivamente por ministros do TST, sendo necessária uma justificativa fundamentada. A indicação passa por avaliação do Conselho da Ordem, composto por seis membros: presidente, vice-presidente, corregedor-geral, ministro decano (o mais antigo) e mais dois ministros eleitos pelo Órgão Especial para um mandato de quatro anos. O número de homenageados é fixado anualmente, e a Ordem é conferida em seis graus.

Instituições e personalidades homenageadas

Para a edição de 2024, duas instituições foram indicadas: a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Bachiana Filarmônica. Além disso, outras 55 personalidades que contribuíram para a sociedade e para a Justiça do Trabalho também serão agraciadas com a honraria.

Entre os agraciados estão Luís Roberto Barroso, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, Mauro Luiz Lecker Vieira, Fernando Haddad, Margareth Menezes da Purificação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, Gen Ex Marcos Antonio Amaro dos Santos, Alexandre Rocha Santos Padilha, Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, André Luiz de Almeida Mendonça, Cristiano Zanin Martins, Flávio Dino de Castro e Costa, Paulo Gustavo Gonet Branco, Bruno Dantas Nascimento, Shri Suresh Reddy, e muitos outros.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é uma importante forma de reconhecimento e valorização daqueles que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento do país e para a promoção da justiça e bem-estar social.

DEIXE UM COMENTÁRIO